Celular e WhatsApp: (67) 98160-7279

quinta-feira, 13 de março de 2014

ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO MENTAL

Nem sempre temos a nosso alcance certos instrumentos para efetuar cálculos.
       


Daí a importância de saber fazer cálculos mentais no dia a dia.

Pense em situações do cotidiano (compras, transporte, jogos, etc.) nas quais é preciso realizar adições e subtrações. Nestas situações, não se costuma fazer uso de calculadora ou de lápis e papel para realizar estas operações. 

 
O cálculo mental:
Para garantir o sucesso dessa forma de calcular, é imprescindível que se saiba de memória alguns resultados de contas simples - como o dobro, o triplo, a metade, adições, subtrações, multiplicações e divisões.

Cálculos não precisam ser chatos, desde que usemos formas simples de observação.
Bons professores têm o cuidado de chamar a atenção dos alunos para esses detalhes.





ESTRATÉGIAS PARA ADIÇÃO
A técnica apresentada traz a questão do arredondamento. Neste caso fazemos o arredondamento sempre retirando a unidade, ou unidade e dezena se for o caso, para somá-la depois.
O método apresentado a seguir utiliza a decomposição das parcelas em dezenas e unidades. Este método pode ser utilizado também com números compostos por mais ordens.
No método apresentado utiliza-se ao mesmo tempo adição e subtração. É necessário que se entenda a questão da compensação: o que é retirado de uma parcela é acrescentado na outra.
ESTRATÉGIAS PARA SUBTRAÇÃO
É possível utilizar dois processos:
1) Arredondamento de um dos termos compensando no outro.
2) A ideia de quanto falta. Trabalhe a ideia de quanto falta como diferença entre dois valores.
DICAS PARA O PROFESSOR
Em sala de aula alguns alunos já trazem algumas técnicas de cálculo mental ensinadas pelos pais, incentive-os a relacionarem o que já utilizam com o que está sendo apresentado. Se algum aluno souber outra técnica permita que compartilhe com os colegas.
Verifique se os alunos sabem o que é estimativa e quando ela pode ser utilizada, ou seja, em casos onde não precisamos do valor exato do resultado da operação.


CÁLCULOS MENTAIS NO COTIDIANO
Sem lápis e sem papel ou calculadora é possível fazer cálculos mentais. Além de ser um procedimento ágil, ele permite a escolha dos caminhos para chegar ao valor final. 




Existem maneiras muito práticas e fáceis de calcular mentalmente. Com um pouco de treino, você pode dar os primeiros passos para ser um computador humano. Quer uma demonstração? 

MULTIPLICAÇÃO POR 11 COM DOIS ALGARISMOS
Por exemplo:
23 x 11 = 253

Ao multiplicar um número de dois algarismos por 11, repita o primeiro algarismo, coloque o resultado da soma entre os dois algarismos e em seguida o segundo algarismo.

O TRUQUE
 No exemplo temos como resultado: 2 (o primeiro algarismo) 5 (a soma dos algarismos 2+3) e o segundo algarismo 3.

Confira:
54 x 11 = 594. (repita o 5, coloque a a soma 5+4 e repita o 4

Mas o método também possui suas exceções. Ao multiplicar 85 por 11, por exemplo, a soma dos algarismos 8 e 5 resulta em 13. Nesse caso, não podemos simplesmente colocar o 13 ente os números pois 8.135 não é o valor correto. Para resolver a conta de maneira mais simples, basta colocar no meio do número o algarismo das unidades e somar ao primeiro termo a casa das dezenas: (8+1)35 = 935.

Existem muitos truques como esse para você aprender a realizar contas mais rapidamente.
Em breve mostrarei um pouco mais como multiplicação e divisão com dois algarismos e porcentagem.
Deixe seus comentários. Até breve!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário