E SE VOCÊ FOSSE ESCOLHIDO PARA
ENSINAR SEUS COLEGAS?
Digamos que o professor inicie a
aula mencionando que no final da mesma você teria que explicar a seus colegas tudo que aprendeu naquela aula! Seria um exercício
fácil para você?
Certamente
sua atenção iria ficar mais focada, registrando a maior quantidade possível de
detalhes e informações necessárias. Quem sabe até anotaria tópicos importantes
e faria um mapa mental de todo conteúdo, porque a expectativa de ensinar
melhora a aprendizagem.
E foi justamente esta a pesquisa feita pelo Dr John
Nestojko, publicada recentemente na revista Memory & Cognition. Estudantes
foram separados em 2 grupos, o primeiro foi informado que teria que fazer uma
prova no final da aula, o segundo grupo recebeu a incumbência de ensinar aos
colegas tudo o que haviam aprendido em aula. Porém , não teve nenhuma prova e não houve
nenhum momento de ensinar aos colegas. O pesquisador investigou a questão da
expectativa de realizar determinadas tarefas.
Os resultados indicaram que os alunos informados da
possibilidade de ensinarem seus colegas tiveram uma alteração significativa em
seus cérebros em relação aos que fariam a prova.
Nestojko enfatizou :“os alunos que esperavam para ensinar os colegas, organizaram suas recordações de modo mais eficaz e haviam retido na memória informações realmente importantes.”
Os professores ao preparar uma aula, procuram utilizar pontos chaves e organizar o conteúdo de modo coerente; sendo que o grupo de alunos que supostamente teriam que ensinar, também se voltaram para essas estratégias de aprendizagem.
O estudo sugere que incutir uma expectativa de ensinar pode ser uma intervenção simples e barata que aumenta a eficiência da aprendizagem.
Nestojko enfatizou :“os alunos que esperavam para ensinar os colegas, organizaram suas recordações de modo mais eficaz e haviam retido na memória informações realmente importantes.”
Os professores ao preparar uma aula, procuram utilizar pontos chaves e organizar o conteúdo de modo coerente; sendo que o grupo de alunos que supostamente teriam que ensinar, também se voltaram para essas estratégias de aprendizagem.
O estudo sugere que incutir uma expectativa de ensinar pode ser uma intervenção simples e barata que aumenta a eficiência da aprendizagem.
"O que eu acho mais intrigante sobre esta pesquisa é
que o aprendizado foi impactado significativamente, embora não fizemos nada
mais do que alterar as expectativas dos participantes antes da
aprendizagem", disse Nestojko.
Fonte: http://migre.me/lvNiZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário