Comenius, ou Comênio, como
se tornou conhecido, nasceu em 28 de março de 1592 na Morávia, Europa
central, região que pertencia ao antigo Reino da Boemia e hoje integra
a República Checa. Viveu e estudou na Alemanha e
na Polônia.
Comenius, autor da Didática Magna, foi o primeiro educador, no Ocidente, a interessar-se na relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e o aprender. Também foi o primeiro a falar da INCLUSÃO, pois defendia a educação de todos.
§ A educação realista e permanente;
§ Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga;
§ Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
§ Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
§ Ensino unificado.
Visitou o reino da Suécia, contratado para promover a reforma do ensino. Ali se
encontrou com René Descartes.
Preocupado com um dos
grandes problemas epistemológicos de seu tempo - o método - publicou em 1627 a Didática Tcheca, traduzida em 1631 para o latim como Didática Magna, sua
grande obra.
Em 1648 estabeleceu-se em Amsterdã, na Holanda. Prestigiado pelas autoridades, viu publicadas
todas suas obras pedagógicas, muitas já famosas.
Comenius
morreu a 15 de Novembro de 1671 em Amsterdã, famoso e prestigiado, tendo sempre lutado
pela fraternidade entre os povos e as igrejas.
Em 1956, a Conferência Internacional da UNESCO em Nova Deli (Índia) decidiu a publicação de todas as
suas obras pelo organismo e o apontou como um dos primeiros propagadores das
ideias que inspiraram - quase 300 anos depois - a fundação da UNESCO
Pedagogia de Comênio
Defendia
sua pedagogia com a máxima: "Ensinar tudo a todos" que sintetizaria
os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como
autor. Objetivando a aproximação do homem a Deus, seu objetivo central era
tornar os homens bons cristãos - sábios no pensamento, dotados de fé, capazes
de praticar ações virtuosas estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres,
portadores de deficiências. A didática é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é
tanto o ato de ensinar quanto a arte de ensinar.
Salientava
a importância da educação formal de crianças pequenas e preconizou a criação de
escolas maternais, pois teriam, desde cedo, a oportunidade de adquirir as
noções elementares do que deveriam aprofundar mais tarde. A educação deveria
começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas por meio dos
objetos seriam internalizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão.
Compreensão, retenção e práticas consistiam a base de seu método didático e,
por eles se chegaria às três qualidades: erudição, virtude e religião,
correspondendo às três faculdades necessárias - intelecto, vontade e memória.
Fundamentos
naturais do método de Comenius: - o fim é o mesmo: sabedoria, moral e
perfeição; - todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de terem
inteligências diversas; - a diversidade das inteligências é tão somente um
excesso ou deficiência da harmonia natural; - o melhor momento para remediar
excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas.
O
método tem como preceitos: - tudo o que se deve saber deve ser ensinado; -
qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, uso
definido; - deve ensinar-se de maneira direta e clara; - ensinar a verdadeira
natureza das coisas, partindo de suas causas; - explicar primeiro os princípios
gerais; - ensinar as coisas em seu devido tempo; -Foi um grande influenciador
na educação moderna.
A obra
de Comenius é um paradigma do saber sobre a educação da infância e juventude,
utilizando, para isso, um local privilegiado: a escola. Já a Didática Magna
apresenta as características fundamentais da escola moderna: - a construção da
infância moderna como forma de pedagogização dessa infância por meio da
escolaridade formal (até então, as crianças eram tratadas como pequenos
adultos); - uma aliança entre a família e a escola, por meio da qual a criança
vai se soltando da influência da órbita familiar para a órbita escolar; - uma
forma de organização da transmissão dos saberes, baseada no método de instrução
simultânea, agrupando-se os alunos; e - a construção de um lugar de educador,
de mestre, reservado aos adultos portadores de saberes legítimos.
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